# (sustenido) b (bemol), T (tom) e ST (semitom)

Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesses sinais de alteração musical. Vamos conhecer um pouco melhor o significado desses importantíssimos símbolos/sinais (# e b).

# – Sustenido: Quando aparecer o sinal de sustenido, devemos tocar a nota, ou montar o acorde, uma casa acima. O # (sustenido) aumenta em ½ tom a altura da nota. Ex.: No violão, na corda 5, casa 3, temos um Dó. O Dó# (Dó sustenido) se encontra na casa 4, da mesma corda, logo, uma casa acima do Dó.

b – Bemol: Quando aparecer o sinal de bemol, devemos tocar a nota, ou montar o acorde, uma casa abaixo. O b (bemol) diminui em ½ tom a altura da nota.

Ex.: No violão, na corda 2, casa 3, temos um Ré. O Réb (Ré bemol) se encontra na casa 2, da mesma corda, logo, uma casa abaixo do Ré.
Vamos entender melhor sobre # e b, com o próximo assunto, “Tons e Semitons”.

TOM E SEMITOM

Tom = Maior espaço entre duas notas vizinhas (ex. Do – Ré).

Para nós, o tom será representado pela letra “T”.

1 Tom, possui 2 semitons (ST), logo: (ST + ST = T) ou (1/2T + 1/2T = 1T).

Semitom = Menor espaço entre duas notas vizinhas. (ex. Dó – Réb)

O Semitom será representado pelas letras “st”, “ST” ou simplesmente “½ T”.

Os tons e semitons vão nos ajudar a conhecer todas as notas existentes no braço do violão.

Geralmente as pessoas tem mais familiaridade com as notas da escala natural, que são Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si, mas é igualmente importante saber o que acontece com as notas musicais, acordes e escalas, quando são alteradas com tons e semitons.

Vamos agora conhecer a distância padrão, em tons e semitons, que existe entre as 7 notas musicais, naturais. Para isso, vamos analisar a escala de Dó Maior.

    É muito importante e também muito fácil memorizarmos a sequência acima, basta pensarmos que somente as notas terminadas em “i” (Mi e Si) possuem ½ tom de intervalo para as notas seguintes, as restantes possuem 1T.

    Sabendo que um tom é composto de 2st (T = st + st), compreendemos então que de Dó para Ré há 2 semitons, logo 1 tom.

    Percebemos no exemplo acima que entre a nota Dó e Ré existe uma nota que é o meio termo entre as duas, e é aí que entra o bemol ou o sustenido, vistos anteriormente.

    A nota indicada com “?” entre o Dó e o Ré, será o Dó# ou Réb. Ambas as denominações estão corretas e significam a mesma nota ou o mesmo som, havendo diferença apenas no nome, ou seja, o Dó# pode também ser chamado de Réb. Quando duas notas possuem nomes diferentes mas emitem o mesmo som, (Dó# = Réb), dizemos que as notas são enarmônicas.

    Observe novamente a escala de Dó Maior, agora com todos os tons e semitons especificados.

    A escala completa, com todos os #, fica assim: Dó – Dó# – Ré – Ré# – Mi – Fá – Fá# – Sol – Sol# – Lá – Lá# – Si – Dó

    Com os b(bemóis), fica assim: Dó – Réb – Ré – Mib – Mi – Fá – Solb – Sol – Láb – Lá – Síb – Si – Dó

    OBS: Existe uma polêmica muito grande quanto a existência do Mi#, Fáb, Sí# e Dób. Muitos dizem que o Si# por ex. não existe pois é o mesmo que dizer que é o Dó. Não pretendo me alongar muito aqui nessa explicação, mas podemos definir da seguinte forma: Mi#, Fáb, Sí# e Dób, são notas que existem, SIM, porém são mais encontradas na música erudita/clássica. Na música popular é raríssimo encontrarmos a escrita dessa forma.

    OBS: Se essa informação, nesse momento, lhe pareceu um pouco confusa, não se preocupe, com o tempo e a prática tudo ficará mais claro, acredite.

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